Relatos histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santuário Eucarístico Diocesano

13 de Outubro de 1956: Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima por vossa Excelência Reverendíssima Dom Manoel Koenner, bispo da Prelazia de Foz do Iguaçu.

23 de Dezembro de 1956 – Instalação da Paróquia e Posse do 1º Primeiro Pároco: Padre Luiz Mark da Congregação do Verbo Divino.

1962: Com a transferência do Padre Luiz Mark e a nomeação do Padre Paulo Wesy do Clero Diocesano, que foi sucedido pelos Padres Libino Helfens, Padre Ervino Schimit e Padre Luiz Rouber até o ano de 1964, tomou posse o Padre Nelson Prendin e seus auxiliares Padre Luiz Pessini e Padre Renato Mazoti da Congregação dos Missionários Claretianos.

1969: Assumem sucessivamente a Paróquia, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus: Padre Theobaldo Blume, Padre Pedro Paloschi, Padre João Hoepers, Padre Eurico Krautler e Padre João Heidemann, que foi sucedido por uma Equipe Missionária dirigida pelo leigo Sr. Adalbi Cardoso, auxiliado pelos Padres Otávio Rodrigues da Silva e Padre Augusto Martins de Barros.

16 de Setembro de 1973: Com a criação da Diocese de Umuarama, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cianorte passa a fazer parte da mesma juntamente com as outras 36 Paróquias. Desmembrada da Paróquia de Peabiru pertencente a Diocese de Campo Mourão.

Fevereiro de 1991: Toma posse como pároco o reverendíssimo Padre Wilson Galiani, hoje Monsenhor Wilson Galiani e seus Auxiliares: Padre Márcio Luiz Priori, Padre Mauro Beraldo e Padre Geraldo Cheron.

Logo depois vieram os Padre Aparecido da Silva, Padre Edivaldo Lopes de Farias, Padre José Cipriano da Silva, Padre Wilson José Galbiati, Pe. Alceu Pinheiro de Souza e Padre João Mendes Pereira Filho.

10 de Março de 1996: Com a criação das Paróquias Sagrada Família – tendo como primeiro Pároco o reverendíssimo Padre Edivaldo Lopes de Farias – e a Paróquia São Vicente de Paulo – tendo como primeiro Pároco o reverendíssimo Padre Aparecido Silva, as duas comunidades deixam de fazer parte do território desta Paróquia, passando a exercer os trabalhos como Paróquias da Diocese de Umuarama.

Dezembro de 1997: Retorna pároco o reverendíssimo Monsenhor Wilson Galiani e como vigários paroquiais os reverendíssimos Padres Adilson Guerra, Padre Luiz Cezar Bento, Padre Edvaldo Gueleri e Padre Luiz Natale.

Março de 2003: Assume a Paróquia o reverendíssimo Padre Orlando Paes de Camargo e como vigário paroquial o reverendíssimo Padre Sergio Aparecido Galetti.

Com a saída do Padre Sérgio Aparecido Galetti, chega em junho de 2004 o reverendíssimo Padre Edson Zamian Paisca.
Com a saída do Pe. Edson Zamian Paisca, retorna o Pe. Luiz Cezar Bento como Vigário Paroquial.
Em fevereiro de 2006 o reverendíssimo Padre Audinei Carreira da Silva é nomeado Vigário Paroquial.

23 de junho de 2006: O novo templo da Capela Sagrado Coração de Jesus, na vila 07, foi inaugurado no dia 23 de junho de 2003 pelo então Pároco Padre Orlando Paes de Camargo. Com a sua elevação a condição de Paróquia, tomou posse como primeiro administrador paroquial o reverendíssimo Padre Audinei Carreira da Silva.

25 de Fevereiro de 2007: Toma posse como pároco e reitor o reverendíssimo Padre Carlos Alberto Figueiredo e como vigário paroquial o reverendíssimo Padre José da Silva Sebastião (Padre Zezé).

Com a saída do Padre Luiz Cezar Bento – nomeado Pároco da Paróquia de São Tomé – no dia 23 de maio de 2008, o reverendíssimo Padre Cleverson Alves é nomeado Vigário paroquial.
Com a saída do Padre Cleverson Alves, assume como Vigário Paroquial o reverendíssimo Padre José Aparecido dos Santos.

Logo depois, assume como vigário paroquial o reverendíssimo Padre Marciano Monteiro da Silva.

13 de Maio do ano de 2012: Toma posse como pároco e reitor o reverendíssimo Padre Sérgio Carris e como vigário paroquial o reverendíssimo Padre Audinei Carreira da Silva.

Logo depois vieram os Padre Cesar Augusto dos Santos e Padre Bruno Raphael da Cunha Dobicz ambos como vigários paroquiais.

01 de Janeiro de 2022: Toma posse como pároco e reitor o reverendíssimo Padre João Mendes Perreira Filho e como vigários paroquiais os reverendíssimos Padre Gabriel Henrique dos Santos e Padre Audinei Carreira da Silva.  


Elevação do Santuário Eucarístico Diocesano

Aos 13 de Maio de 2005, durante a Celebração da Santíssima Eucaristia, Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Umuarama, realizou o Rito de Elevação da Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cianorte/PR e da Capela do Santíssimo Sacramento, a ela anexa, a qualidade de Santuário Eucarístico Diocesano. O ato realizou-se na presença de numerosos fiéis, religiosas e sacerdotes.

ACESSE NOSSAS FOTOS NO FLICKR